segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nasce o sistema de Gestão Pública mais inovador do Governo Federal

O OPUS (Sistema Unificado do Processo de Obras) é um sistema de apoio à decisão que visa suportar as funcionalidades de planejamento, programação, acompanhamento, fiscalização, controle, gerência e execução de obras e serviços de Engenharia de todas as atividades dos macroprocessos finalísticos do Sistema de Obras Militares (SOM), tanto no nível executivo quanto gerencial e estratégico, envolvendo OM-CRO/SRO-RM, DOM-DEC-EME e Cmt EB.

Este sistema é o primeiro GRP (Government Resource Planning) desenvolvido no Brasil que foi projetado e desenvolvido totalmente orientado a entidades geográficas, ou seja, todos os módulos são capazes tratar informações georreferenciadas. Todos os componentes (bibliotecas, softwares, SGBDs, etc) utilizados no desenvolvimento da solução são de código-aberto (software livre).

Os conceitos que fundamentaram a forma de desenvolvimento do sistema OPUS são tão avançados que influenciou diversos outros projetos no Governo Federal, dando uma grande visibilidade para os trabalhos da Diretoria de Obras Militares (DOM).

Assista ao vídeo de demonstração do sistema OPUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário